Minha saga capilar...


Gente hoje eu venho falar da saga dos meus cabelos, hahaha...
O que eu faço para tratar, as cores e cortes...

Eu sou do tipo de pessoa que adora mudar de visual, mais precisamente de brincar com as cores dos fios. E claro, para todas essas mudanças eu tenho de tratar como se não houvesse amanhã. E por essas razões que criei o blog. Para poder deixar para mim mesma e para quem gostar também, os produtos que tem realmente eficácia e que não funcionam apenas como maquiagem.


Bom, vamos lá!!!


Meu cabelo natural é castanho escuro (base de cor 4). Ele é do tipo de cabelo que tem vida própria, mesmo estando virgem. Tem dias que ele acorda mega liso, mas tem dias que ele acorda cheio de volume e ondulado (não me perguntem porque, isso eu ainda não descobri).

Por volta dos 17 anos comecei a colorir os fios. Primeiro eu usei aquelas tinturas em pó, Bigen... mas descobri que o trem era cheio de metais pesados e larguei mão. Porque esse tipo de coloração é incompatível com zilhões de outras químicas, o que pode resultar em corte químico. Nessa época eu não tinha o conhecimento que tenho hoje e nem a internet para me ajudar a pesquisar. Os profissionais cabeleireiros não eram muito chegados em químicas e desde cedo eu não confiava muito.

Pois bem, sabendo que este tipo de coloração era perigosa, decidi cortar os fios bem curtinhos. Então arrisquei num 'joãozinho' para eliminar a tintura dos fios. E quando eles cresceram comecei a clarear... quem nunca desejou ser loira que atire a primeira pedra!

A partir daí não parei mais!

Já tive fios loiros, mega loiros (platinada mesmo), castanhos, pretos, pretos azulados, castanhos de diversos reflexos (avermelhados, dourados, roxos), chocolate, vermelhos. Enfim, uma barbaridade de cores.
Perdoem o flash, mas o dia em que eu tirei esta foto estava mega nublado e fazer a foto sem flash foi impossível. Esta foto é a cor que estou usando hoje (5.75 - Color Touch)
Atualmente estou com os fios na cor 5,75. Utilizei o tonalizante Color Touch da Wella. E está bem próximo à cor natural do meu cabelo (exceto pelo reflexo avermelhado).

As tinturas que recomendo são:

Comerciais (as vendidas em farmácias):
Imedia Excellence
Preference
- ambas são da L'oreal Paris

Profissionais:
Color Perfect - Wella
Majirel - L'oreal Professionnel
Evolution of the color - Alfaparf

Os tonalizantes que recomendo são:

Comerciais:
Soft Color - Wella
Casting - L'oreal Paris

Profissionais:
Color Touch - Wella
Richesse - L'oreal Professionnel

Luzes em base super clara (altura de tom 9)
Eu uso os tonalizantes para escurecer os fios porque se eu mudar (de novo!) de idéia e quiser clarear, o trabalho do clareamento será feito com mais rapidez e menos danos aos fios do que se eu usasse uma tintura permanente nos fios. Para descolorir um fio tonalizado é infinitamente mais fácil e rápido do que com uma tintura. Isso porque os pigmentos do tonalizante se depositam nas cutículas dos fios, desbotam mais rápido sim e se feita uma 'lavagem' de cor com um descolorante, o tom abre rapidamente, proporcionando menos danos aos fios devido à menor exposição do descolorante com os cabelos.


Quanto ao corte (ou aos...) eu gosto de cabelos com bastante movimento, não curto muito fios super retos. Eu mesma me arrisco a cortar assim (veja o vídeo da Bia do Eu Vou de Rosa).
Mas às vezes me dá a louca e corto curtinho, não no estilo pixie (o famoso joãozinho, já não tenho mais coragem...) mas no estilo bob invertido (aquele chanel com a franja mais longa que a parte de trás).

Estou cumprindo uma promessa de não cortar os fios por 1 ano e só poderei cortar de novo em 18/12/2013. Então a palavra de ordem aqui é TRATAR!!!


Para os tratamentos, basicamente tudo o que uso está aí no blog.
Eu costumo intercalar shampoos transparentes (mais adstringentes, com maior poder de limpeza) com os leitosos (mais cremosos e suaves) e quase não utilizo condicionador porque substituo por máscaras de tratamento.
Com luzes e base escura
Sigo o CC - Cronograma Capilar que consiste em intercalar 3 tipos de tratamento conforme as necessidades de cada cabelo: hidratação (reposição de água), nutrição (reposição de lipídeos - óleos e gorduras que doam maciez e peso aos fios) e reconstrução (reposição de proteínas essenciais à força dos fios).

Máscaras que recomendo para cada fase do cronograma:
Máscaras hidratantes: 
Head and Shoulders

Máscaras nutritivas:
Oil Blend Vult - logo vou postar sobre os resultados dessa máscara que ainda estou testando

Máscaras reconstrutoras:
Absolut Repair L'oreal Professionnel (essa pode funcionar em muitos casos como nutrição ou NR)

Loirão (nem sei dizer que cor que era, um monte de luzes
e colorações extra clareadoras)
Gosto de utilizar os óleos para finalizar - MoroccanOil, Elixir Ultime, Orofluido, Argan Oil Inoar, O'Ka Salvatore (resenha em breve) e uso muito o Color Save Ends da Schwarzkopf (que agora é Color Freeze).

Alguns óleos inclusive ajudam no processo de secagem dos fios e são ótimos para proteger os fios das tinturas e descolorações e também para potencializar o efeito das máscaras de tratamento.

Enfim, como vocês podem ver sou uma Louca por Cabelos e adoro tudo o que os nossos fios podem fazer pela nossa auto estima. Mas devo deixar bem claro que não existe cabelo bonito sem uma alimentação adequada, que contenha todos os grupos de alimentos (carboidratos, proteínas e fibras), sem água, muita água (porque hidratação começa de dentro para fora), sem o devido descanso e sem o uso de álcool ou drogas. Uma saúde nota 10 reflete na nossa beleza e bem estar!

Foto da cor e comprimento dos fios
em fevereiro de 2013. Vamos ver como estará
o tamanho do meu cabelo em dezembro.
Não adianta você torrar seu lindo dinheirinho em zilhões de shampoos, cremes, óleos, finalizadores se você não se cuida como um todo.

E neste caso, nem o creme mais potente, nem o tratamento feito no salão mais über badalado vai adiantar. Então tenha em mente de que o processo de ter lindos cabelos começa bem antes.

Espero ter ajudado e inspirado a todos que lêem este meu amado cantinho. E me contem nos comentários qual a saga capilar de vocês... é muito bom saber que não sou só eu que sou uma LOUCA POR CABELOS!!!

Beijos e uma ótima semana cheia de luz para todos!

Comentários

  1. Paulinha, nem preciso dizer que temos muito em comum né? kkkkkkkkkkkk

    Adorei o post!
    Aquela luzes com base escura ficou D+!!

    E o tonalizante 5.75 foi de muito bom gosto! O reflexo avermelhado deu o "tchan"! Ficou lindo!

    Vc fala de mim, mas vc tbm fica bem com qualquer cor de cabelo hehehheheh

    E a alimentação é fato! Super importante falar, pq as pessoas geralmente não ligam pra isso...

    Adorei conhecer sua "saga capilar",amiga !
    bjãooo
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigaaa!!! É verdade, temos muito em comum mesmo... inclusive o gosto por ser camaleônica, hahaha...

      Que bom que vc gostou da 'saga cabelística'... é uma saga q nunca chega ao fim, adoro!!!

      Beijo grande procê!

      Excluir
  2. Nossa adorei a saga capilar! e que lindo está esse cabelo hoje! cor perfeita e tamanho tb!

    Olha, apresento uma pessoa q nunca desejou ser loira: eu. kkkk e apesar dos fios tenderem a clarear e eu saber q fico melhor de tons mais claros, sempre relutei e usei tons escuros, marrons, avermelhados. Estou iniciando o processo de luzes, para tentar me acostumar com esse brilho mais aberto de loiros e comecei bem timidamente (érika q o diga, achou q fiz quase nada), mas a ideia de ser loira me assusta, mesmo...prefiro pensar que serei uma acobreada, pq estou tonalizando. =D

    Minha saga capilar é simples: lutei com o volume dos meus cabelos, que hj nem acho que é tanto assim. Por ter um cabelo meio liso, meio ondulado, meio não sei, optei pelo lado mais fácil: o de alisá-los, com EP. Não condeno quem faz, mas decididamente não achei legal pra mim, uma química desnecessária. Resolvi assumir minha juba, e hoje uso meus onduladinhos com prazer, seco ao natural e nem tenho chapinha, não me reconheço com escova dessas alisadonas...aliás nem faço...amasso e vou pra vida. Mas constato q usar um cabelo assim, mais livre, significa tratá-lo com todo cuidado, para que ele responda com caimento e expressividade.

    Acho que resumi o básico! E vamos ver seu cabelo em dez/13!!! =D

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fefa que vc gostou do post! E não se assuste com o loiro não... ele é meio viciante... o único problema é que ele exige bem mais cuidados de manutenção de cor e tratamento do que um cabelo escuro, mas bem cuidado é bárbaro!

      E é isso mesmo, pois mesmo vc não tendo químicas nos seus fios como EP o tratamento é fundamental em todos os cabelos, é muito bom a gente assumir a natureza dos nossos fios. Gostei demais do seu relato.

      Beijo grande procê!

      Excluir
  3. Oi Paula, tudo bem?
    Seu cabelo está lindo em todas as fotos! Um loiro muito bem tratado, que não é fácil de encontrar.

    Beijos,
    Fernando.

    www.cabelomaniacos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando!!! Cuidar com carinho da cabeleira faz com que o cabelo fique bonito mesmo. Foi tão bom ter conhecido o CC, me ajudou tanto... e o reflexo disso está aí, imagens valem mais que mil palavras não é?

      Beijo grande procê!!!

      Excluir
  4. Amo mudanças de visuais, sou uma camaleoa tbm, gostei da dicas...Bjinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mudar de visual não é? Que bom q vc gostou do post!!!
      Bjs

      Excluir
  5. Boa tarde!
    Li seu post e gostei, somente no começo que sou obrigada a descordar. A tintura Bigen é muito boa, tanto para pintar as madeixas como para dar banho de brilho..
    Sempre usei no meu cabelo o preto natural, e não estragou em nada meu cabelo!
    E ela não contém metais pesados, devido ao valor ser mais baixo, as pessoas tem a mania de acha que os produtos não tem qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joseane, que bom que gostou do post! Eu usei Bigen há uns 17 anos atrás... e sempre li que continha metais na composição, hoje não posso afirmar com certeza sobre isso, pois faz mais ou menos uns 15 anos que não a utilizo. Bom saber que ela não contém metais. Vou pesquisar mais sobre ela, quem sabe não rende um post só para a Bigen! Já vi que muita gente usa essa tintura para fazer sombrancelhas, como henna. E neste caso, sua formulação deve estar confiável mesmo.
      Beijo grande!

      Excluir
  6. Olá, Paula.
    Sei que esse post é antigo, mas acabei achando , pois estou pesquisando uma cor para o meu cabelo.
    Já uso a 5.0 na raiz e estou querendo um castanho, com reflexo levemente avermelhado no sol. Por favor, saberia me dizer se esse 5.75 é assim na luz do sol?
    Desde já lhe agradeço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Acredito que o 5.75 deixará sim seus cabelos com reflexos avermelhados à luz do sol.
      Você pode escolher cores (após o ponto ou barra ou vírgula, que são as cores dos reflexos) com finais 5 e 4, pois o 5 é reflexo acaju e o 4 é reflexo acobreado. Aí vai do seu gosto pessoal mesmo. Espero ter ajudado e me conte depois como ficou seu cabelo!
      Beijo grande

      Excluir
  7. Super obrigada! Estou na dúvida exatamente entre o acaju e o acobreado. Vou arriscar um dos dois.
    Obrigada novamente pela ajuda e simpatia.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigado por visitar o Loucas por Cabelos.
É muito importante saber o que você achou, sua opinião e ler seus comentários aqui no LpC.
Responderei com carinho, mas lembre-se que educação e respeito é fundamental. Comentários anônimos não serão aceitos,

Postagens mais visitadas