Cronograma capilar bem explicadinho!!!

Oi pessoal! O post de hoje é bem diferente!!!
É um foto-tutorial bem mastigadinho que uma menina super criativa e disposta a ajudar que fez para dar um help a quem se atrapalha com o cronograma.

O nome dela é Mayara C. (vou preservar o sobrenome para proteção dela, já que a internet é um meio um tanto perigoso).


Para vocês visualizarem as fotos basta clicar que elas ampliam.
O que é Cronograma Capilar

Para que e quem ele serve
Como funciona

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

Como montar seu cronograma

Como montar seu cronograma
Ryquezaaaaaaa
Me digam se não ficou fofo???

Mayara, como prometido está aqui a sua montagem fantástica sobre o cronograma!!!
Parabéns pela iniciativa e tenho certeza que vai ajudar muita gente!!!

Um ótimo fim de semana à todos (as) e quero saber se vocês também gostaram tanto quanto eu deste trabalho mega bacana!

Beijo grande a todos (as)!!!

Comentários

  1. Obrigado Luciana!!! Que bom que gostou do blog!!! Já visitei o seu tb e tb já estou te seguindo!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Morri de rir com o cronograma versao estoria em quadrinhos, hihi.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofo né Esther?! Tb achei o máximo, por isso publiquei!

      Beijo grande

      Excluir
  3. Excelente explicação! mas seria possível vc passar umas dicas de quais produtos usar em cada etapa? bj grande =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Vou indicar produtos em conta para cada etapa:
      Hidratação: máscara Head and Shoulders
      Nutrição: máscara Tutano e Ceramidas Bio Extratus
      Reconstrução: máscara Reconstrutora Acquaflora

      Espero ter ajudado!!!
      Beijo grande

      Excluir
    2. Obrigada, flor! ajudou e muito, rsrsr.
      Bjão =)

      Excluir
    3. Por nada Roberta!!! Fico feliz em ajudar! Sinta-se sempre à vontade por aqui!

      Beijo grande

      Excluir
  4. Adorei, obrigada pelas dicas!! Beijos

    www.fashionandmanagement.com

    ResponderExcluir
  5. Duvida , eu lavo , faço a hidratação e condiciono é isso ? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lávia, respondendo à sua dúvida: lava, hidrata ou nutre ou reconstrói, o condicionamento é opcional. Porém muitas meninas curtem condicionar após o enxague das máscaras. Vai da sua preferência.
      Beijo grande

      Excluir
  6. Dúvida : eu lavo , hidratato e condiciono é isso ?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,comecei meu cronograma semana passada,mas parei porque uso tintura,e esse negocio de ficar lavando a cabeça,esta tirando a tinturado meu cabelo mas quero continuar alias começar rs,voce tem alguma sugestao,e o que voce acha dos produtos da embeleze (novex) eu uso eles mas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcione! O fato de lavar o cabelo e estar retirando a tintura dele, deve ser por causa dos fios estarem porosos... vc pode e deve fazer um cronograma, mesmo fazendo tintura nos fios. Escolha uma boa máscara com ceramidas, as Novex quebram um galhão, mas escolha uma para a fase de nutrição que contenha ceramidas, como a Tutano e Ceramidas da Bio Extratus, com o tempo vc vai notar que o cabelo não expele tanto a tintura, o que vai indicar que a porosidade está diminuindo. As máscaras da Novex geralmente entram na fase de hidratação. Pelo menos nos meus cabelos é assim. Para reconstrução procure por máscaras com proteínas, queratina e seus derivados. Depois volta pra contar como está se saindo!!!
      Beijo grande

      Excluir
  8. Olá! Como faço a hidratação com bepantol?
    E com os óleos?
    :( Estou perdidíssima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Little Brown! Para fazer a hidratação com Bepantol vc deve misturá-lo ao seu creme de hidratação preferido, quantos aos óleos, vc tb pode misturar ao creme de nutrição ou hidratação ou aplicar puro nos fios antes de lavar os cabelos com shampoo. Desse jeito é umectação. Mas faz parte da nutrição tb!

      Espero ter ajudado!
      Beijo grande

      Excluir
  9. Lavo meu cabelo dia sim dia não, no caso de montar o cronograma capilar, como ficaria na primeira semana: 3 hidratações e uma nutrição?abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Leidiane! A cada lavagem você faz um tratamento de sua preferência (ou hidratação ou nutrição), na outra semana vc já pode incluir uma reconstrução e vai sentindo os resultados nos fios. Aí vc já vai ter base para ver como seu cabelo reage e o que ele precisa mais! No começo é confuso mesmo, mas logo vc vai pegando o jeito. Me conta tá como é que está ficando!
      Beijo grande

      Excluir
    2. Obrigada Paula, vou fazendo e depois te falo! bjs

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Vc pode me ajudar? Comprei a máscara da Niely Gold Nutrição Absoluta com Quinoa-Active e Max Queratina, mas estou em dúvida se ela é H, N ou R? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostaria de uma ajudinha, a máscara da Niely Gold nutrição absoluta com max queratina e quinoa-active se enquadra na H, N ou R? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meri, eu não usei esta máscara ainda... mas pela descrição dela acredito se tratar de uma N. Faça o teste nos teus fios e veja como eles se comportam após o uso.

      Beijo grande

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda Paula.
      Um super beijo!!!

      Excluir
  12. Lavo meus cabelos TODOS os dias! Como fica o cronograma?
    Mais alguém lava os cabelos todos os dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, não tem problema!!! Monte seu cronograma de acordo com as necessidades do seu cabelo e vá fazendo as hidratações, nutrições ou reconstruções a cada dois dias ou como achar melhor...
      Beijo grande

      Excluir
  13. Paula, estou fazendo meu cronograma capilar mas iniciei com a reconstrução da aquaflora porque meu cabelo havia passado por luzes, um banho e brilho para acinzenta-lo e novamente uma coloração escura, pode fazer invertido assim, mesmo, parece que esta dando certo até agora, so na parte dos oleos que tive que acordar que ele estava pedindo, pois o fio ficou muito duro,kkk, depois usei o elixir de oleos da aquaflora e voltou ao normal, estou na terceira semana e sigo uma vez hidratando , outra reconstruindo e depois nutrindo, o que você acha parece que esta indo bem?

    ResponderExcluir
  14. Paula, estou fazendo meu cronograma capilar mas iniciei com a reconstrução da aquaflora porque meu cabelo havia passado por luzes, um banho e brilho para acinzenta-lo e novamente uma coloração escura, pode fazer invertido assim, mesmo, parece que esta dando certo até agora, so na parte dos oleos que tive que acordar que ele estava pedindo, pois o fio ficou muito duro,kkk, depois usei o elixir de oleos da aquaflora e voltou ao normal, estou na terceira semana e sigo uma vez hidratando , outra reconstruindo e depois nutrindo, o que você acha parece que esta indo bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliene... a forma como vc faz não tem uma ordem lógica... veja a resposta dos teus fios, como vc disse que eles estão reagindo bem, continue assim até q seja necessário mudar.
      Você só não pode deixar de fazer as 3 etapas... hidratação, nutrição e reconstrução. A ordem que vc escolher fica mesmo ao seu critério. E sempre fique de olho no resultado nos teus cabelos. Se endurecer, capacidade capriche mais em nutrição e hidratação... se pesar faça mais hidratação e reconstrução... agora se ficar pesado e duro, dê um tempo em reconstrução e nutrição e invista em hidratação. Com o tempo fica fácil reconhecer a necessidade do cabelo. Logo vc tira de letra!
      Beijo grande e um 2014 maravilhoso pra vc!!!

      Excluir
    2. Obrigada Paula, estarei aprendendo com você, parabéns pelo seu blog, me esclarece um montão de dúvidas, Deus abençõe a você e sua Família neste 2014, que o seu blog tenha ainda mais Sucesso do que você já tem, Prospero ano novo aos nossos cabelos também,kkk, carinhosamente Juliene e família!

      Excluir
    3. Puxa Juliene!!! Fiquei emocionada com seu carinho!!! Muito obrigado e espero estar sempre atendendo e ajudando as "Loucas por Cabelos"!!!
      Um 2014 maravilhoso para vc e sua família, que seja um ano de realizações, saúde, sucesso e cabelos lindos para todos nós!!!

      Beijo grande minha querida!!!

      Excluir
  15. Oii , tenho uma dúvida ... para seguir o cronograma tem que ser shampoo, mascara e condicionador sempre de acordo ? por exemplo : o dia da hidratação , tem q usar todos os produtos de babosa???

    ResponderExcluir
  16. Oi Natiane! A ordem é essa mesma: shampoo, máscara e se quiser condicionador depois da máscara. No dia de hidratação não há necessidade de todos os produtos conterem o mesmo ativo. Fique à vontade para escolher o que mais agrada o seu cabelo!
    Beijo grande e um 2014 de cabelos lindos pra vc!

    ResponderExcluir
  17. Ola estou fazendo um tratamento para caspa com xampoo anti caspa e tenho que lavar os cabelos todo dia, como faço o cronograma capilar? Lavo com camppo anti caspa e depois coloco as mascaras devidas ou tenho que lavar o cabelo com o xampoo referente a N, H ou R???

    ResponderExcluir
  18. Ola estou fazendo um tratamento para caspa com xampoo anti caspa e tenho que lavar os cabelos todo dia, como faço o cronograma capilar? Lavo com camppo anti caspa e depois coloco as mascaras devidas ou tenho que lavar o cabelo com o xampoo referente a N, H ou R???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Como vc faz tratamento anti-caspa, vc pode e deve utilizar seu shampoo indicado para este fim em qualquer fase, não precisa utilizar de outro tipo não. E então vc faz as máscaras de acordo com a fase. Só tome cuidado para não tocar com a máscara no couro cabeludo tá. As únicas que podem ir ao couro cabeludo são as da Head and Shoulders, a Kerium que já resenhei aqui no blog e a da Vichy... que por sinal estou doida pra comprar.

      Beijo grande pra vc!!!

      Excluir
  19. Olá. Gostei das explicações.
    Adorei o Blog e sua atitude mostra pra quê o criou = responde todas as perguntas. Assim faz ccom que as seguidoras acreditem e confiem.
    ...logo estarei com minhas dúvidas com relação ao cronograma. Por enquanto ainda vou dar outro tipo de tratamento rs, dai gostaria que me respondesse:
    vou "fazer" botox Capilar e quero retocar a coloração. Vc sabe me sugerir, se posso "pintar" amanhã e fazer o botox já na semana que vem? ou é melhor fazer o botox e depois "pintar"
    ...a tintura que comprei é "Fluidgel...marrom" ...
    obrigada,
    Parabéns, reforçando que o retorno que vc dá é tudo !!!
    Rai Freire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rai, obrigado pelo seu feedback!!! Respondendo sua dúvida, eu pintaria primeiro, faria essa semana de pausa mesmo, como vc disse e nessa semana mesmo já ia fazendo hidratação, nutrição e reconstrução. Assim já faria a reposição de nutrientes nos fios antes mesmo do botox. Aí na outra semana vc faz o botox tranquila. O cabelo já deu uma descansada da química da tintura e tb já recebeu tratamento, o que até ajuda na duração do botox!
      Obrigado mesmo pelos elogios, fico imensamente feliz em ser útil e ajudar vcs!!!
      Beijo grande

      Excluir
  20. Olá, voce conhece a marcara de caviar da cosmezi? Ela se encaixa em qual etapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda... infelizmente não conheço esta máscara... nunca testei nada dessa marca... desculpe...
      Beijo grande

      Excluir
  21. Adorei o post, vou testar tbm.
    Se quiser dê uma pssadinha no meu blog tbm bjus
    http://amorenagatinhamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Paula... tenho 31 anos e após 4 anos de mechas (já tem cerca de 1 ano e meio que não faço), meu cabelo ficou totalmente destruído... não culpo somente a descoloração, mas principalmente minha falta de cuidados, devido a excassez de tempo e condição financeira apertada (4 filhos pequenos... uma loucura!!! rsrsrs)...

    Enfim, meu cabelo sempre foi comprido, mas parou de crescer, cai horrores, áspero, sem brilho, quebradiço, pontas múltiplas (duplas é para as fracas... kk), pra completar ainda estou com caspa, muuuuita caspa... resumindo: um bagaço!!!

    Estou retomando os cuidados com meus "bêlos" agora. Já encomendei Óleo de Côco Extra Virgem, Óleo de Alecrim Extra Virgem.... essa semana usei Máscara Niely Gold Anti-Stress Max Queratina misturado com Bepantol, mas ainda não iniciei o Cronograma... tenho dúvidas do que comprar...

    Tenho em casa uma manteiga de macadâmia, pode ser usada?
    Antigamente gostava muito de usar manteiga de karité, tb serve?
    Também tenho aquelas ampolas Pantene 3 minutos (nunca usei... é boa mesmo?)

    Se possível, citar pelos menos umas 2 ou 3 máscaras para cada etapa (H, N e R)... pois cuidar dos cabelos não é como andar de bicicleta... a gente esquece!!!... hehe

    Outra dúvida, o leaven (creme para pentear) pode/deve ser usado?... qual seria a dica legal para finalizar cada etapa?
    Desculpe o desespero de perguntas, mas pra quem ficou tanto tempo sem se cuidar, preciso me atualizar!

    Beijos e parabéns pelo Blog, muito legal ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdete, obrigado pelos elogios ao blog!!! Bom, vamos por partes:
      Seu cabelo não parou de crescer... essa sensação é um reflexo do cabelo que quebra, tem as pontas frágeis devido as descolorações, como vc relatou. Quanto à caspa, eu recomendo mesmo que vc procure uma dermato, porque este tipo de problema pode ter N motivos.

      Em relação às manteigas, elas são ótimas e devem ser usadas na fase de nutrição (que é a reposição de óleos, os lipídeos das manteigas são fantásticos e vão te ajudar bastante), qualquer manteiga serve: cacau, karité, macadâmia, mas devem ser puras, sem adição de óleos minerais tá!
      As ampolas ds Pantene vc pode usar como hidratação, são rápidas e práticas.

      Agora vou deixar as dicas de máscara para cada fase, não há a necessidade de ter mais de uma para cada fase, mas aí vai do seu gosto e do quanto vc pretende ou pode gastar:

      Hidratação: Head and shoulders (qquer uma), Hydration da Wella Pro Series, Geléia Real da Body Store

      Nutrição: Tutano e Ceramidas da Bio Extratus, Kerium Doux Extreme da La Roche, L'Occitane 5 Huiles - Aromacologia

      Reconstrução: Power Restore Keratin da L'Officer, Absolut Repair da Loreal Prof, Nano Reconstrutor da Salvatore, Vichy Dercos Nutri Reparateur

      O leave in pode e deve ser usado sempre, pois ajuda a deixar as escamas dos fios mais fechadas retendo os tratamentos por mais tempo. Pode ser também algum óleo de argan ou ojon que você tenha tb.

      Tudo isso que te falei vai te ajudar bastante, mas não é da noite pro dia que se recupera os fios, vc vai precisar ter paciência e muito amor com seus cabelos. Os resultados vão aparecendo e logo vc vai tirar de letra tudo isso!

      Espero ter ajudado! Beijo grande

      Excluir
    2. Oi Paula, obrigada por responder...

      Que bom que deixou as opções de máscaras, assim escolho uma que não espanque tanto o meu bolsinho e não perca em qualidade...

      Quanto a paciência.... era justamente isso que eu não tinha... por todo esse tempo, procurei "milagre industrializado" pra comprar, mas como não encontrava, desistia do tratamento e deu no que deu né... mas retomei decidida a mudar isso! Como estou sem química já há algum tempo e pretendo ficar assim, por muito mais... acredito que vou começar a ver os resultados um pouco mais cedo, se for disciplinada e continuar acompanhando suas dicas (rsrs)...

      Enfim, mãos a obra né...
      Valeu... beijão!

      Excluir
    3. Oi Paula, obrigada por responder...

      Que bom que deixou as opções de máscaras, assim escolho uma que não espanque tanto o meu bolsinho e não perca em qualidade...

      Quanto a paciência.... era justamente isso que eu não tinha... por todo esse tempo, procurei "milagre industrializado" pra comprar, mas como não encontrava, desistia do tratamento e deu no que deu né... mas retomei decidida a mudar isso! Como estou sem química já há algum tempo e pretendo ficar assim, por muito mais... acredito que vou começar a ver os resultados um pouco mais cedo, se for disciplinada e continuar acompanhando suas dicas (rsrs)...

      Enfim, mãos a obra né...
      Valeu... beijão!

      Excluir
    4. Torcendo aqui por seus cabelos e por vc!!! Me mantenha informada!!!

      Beijo grande

      Excluir
  23. eu fiz progressiva sem formol algumas vezes e não faço nada além disso, as vzs um secador, e uma chapinha pra mudar um pouco. mas meu cabelo é liso, só tem muito volume... porém ele está sempre sem graça, sem brilho, não é molinho sabe, é rebelde, tem frizz.. Não tende nem a ser seco e nem oleoso, digamos que ele tem tudo pra ser bonito mas não é, rsrs é muito frustrante. Então como eu não sei qual desses produtos são a minha prioridade, comprei tudo essa semana e vou começar já. Estou animada! Se algo ajudar eu volto aqui pra contar, ahh e vou tirar foto do antes, caso alguém se identifique e conto quais produtos eu usei.. Obrigada pela dica, seu blog é mto bacana

    ResponderExcluir
  24. meu cabelo é uma maravilha...belezura...a unica coisa q ele tem um pouco de frizz e muitas pontas duplas...esse cronograma ajuda com esse problema?????

    ResponderExcluir
  25. Oi Fernanda!!! Que maravilha, vc é sortuda! No caso do frizz ajuda bastante, basta investir em nutrição, vc não deve deixar de fazer as outras fases, principalmente a hidratação, mas a fase de nutrição ajuda muito com o frizz. Agora, pontas duplas, não tem jeito, precisa cortar mesmo. Pode-se mascarar o problema, mas resolver... só aparando as pontas mesmo, dependendo do caso, se o cabelo é muito comprido, como as pontas já tem uma 'idade avançada' é necessário cortar um pouco mais. Infelizmente, para pontas duplas, só tesoura resolve. Outros problemas, o cronograma ajuda demais!!!

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  26. Anne, td bem? Vai ajudar sim, me mantenha a par das novidades tá! Acredito que para seu cabelo, a nutrição seja bastante proveitosa. Procure máscara que contenham óleos vegetais, vai ajudar bastante com o frizz. E hidrate bastante, ele precisa de água!!! Mesmo que para a grande maioria das pessoas essa não seja a fase preferida, pois o cabelo fica mais 'armado' por assim dizer, mas é fundamental... e a nutrição vai dar o peso que vc tanto procura. A reconstrução, faça pelo menos uma vez ao mês.

    Depois me conta!!! Beijo grande

    ResponderExcluir
  27. Oi Paula, obrigada mesmo. Fiz H e N.. E realmente nos óleos o frizz caiu 90% logo de cara... E eu fiz umectação na noite anterior com touca térmica, e de manhã lavei bem com shampoo transparente e usei a máscara de óleos. Foi realmente um alívio pro meu cabelo auhaua mas eu esqueciiii de tirar a foto, vou tirar quando eu lavar fora do dia do cronograma, já vai estar melhor do que antes, mas espero que dê pra ver. Depois eu volto pra mostrar. Alias, você acha legal fazer como eu fiz no óleo, fazer com bepantol antes de dormir, e de manhã fazer o H ? Obrigada de novo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Anne que ajudou!!! Gosto muito do bepantol, mas não o que é pomada tá, tem de ser aquele líquido... acho super bacana vc usá-lo nas hidratações, pode misturar na máscara, pode borrifar nos fios como um leave in, pode usar de N jeitos. A gente vai testando e vai vendo o que o nosso cabelo se adapta melhor. Acho que não tem problema fazer como vc fez... mas depois me conta tá!!! Fiquei feliz com seu retorno!
      Beijo grande

      Excluir
  28. Por favor, fiquei com uma dúvida...O número de pausa (2 dias) ele pode ser alterado exemplo ficar mais dias sem lavar? pois estou pergutnando porque uso o cabelo escovado...então ficaria ruim para mim, ter que escovar o cabelo várias vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PFS! Pode sim ficar mais dias sem lavar, sem problemas... as etapas podem ser feitas de acordo com as suas necessidades. Você ajusta o cronograma conforme sua rotina.
      O importante é tratar!!!
      Beijo grande

      Excluir
    2. Paula...só mais uma dúvida...eu posso fazer as duas etapas da semana, juntas exemplo, lavo o cabelo, hidrato, enxáguo, faço nutrição, enxáguo e escovo?

      Excluir
  29. ola usa o shampoo nos tres dias da semana antes de todos os prosedimentosestou com muitas duvidas

    ResponderExcluir
  30. ola tire minha duvida uso o shampoo nos tres dias seguidos antes de todos os procedimentos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso usa o shampoo sempre antes dos tratamentos... bjs

      Excluir
  31. Oi Dany... isso mesmo... sempre antes de cada etapa, o cabelo deve estar completamente limpo para poder aproveitar dos benefícios das máscaras.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  32. Oi Paula, por favor, quero fazer o cronograma capilar e como costumo lavar o cabelo 1x por semana, porque fico com ele escovado, queria saber se poderia fazer a etapa que deveria ser durante a semana, juntos no mesmo dia, por exemplo, H e N quando fazer a lavagem dos cabelos. Ou o calendário tem que ser conforme você sugeriu pois caso contrário o tratamento não terá resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PFS, vc pode fazer o cronograma uma vez por semana, ou duas, tudo depende da sua rotina mesmo, conheço pessoas que fazem H e N de uma só vez, no mesmo dia, ao lavar o cabelo, a pessoa aplica uma máscara de hidratação, enxágua após o tempo de pausa e logo em seguida aplica a de nutrição... não tem problemas não...vc terá resultados sim! Só quando fizer reconstrução, acredito que essa etapa deva ser feita sozinha... as outras vc pode adequar.

      Tratando seu cabelo, não importa a forma, sempre terá resultados. Só fique atenta para usar os produtos que atendam às necessidades dos teus fios.

      Beijo grande

      Excluir
    2. Pode sim fazer as duas etapas juntas, sem problemas!
      Beijo grande

      Excluir
  33. Oi, boa tarde. Descolori o meu cabelo e fiz várias pinturas nele ao longo de mais ou menos um mês. . Um monte de burrada uma atrás da outra. E agora gostaria de começar a fazer a reconstrução, mas a grana ta muuito curta.. tenho alguns produtos em casa e gostaria q vc avaliasse se eu poderia fazer a reconstrução com eles.. Para a Hidratação tenho o shampoo bomba que tem em sua fórmula a vitamina A, o bepantol, e óleo de Argan, tenho também o condicionador da tressemé reconstrução e força. Para a Nutrição tenho o azeite de oliva. E para a reconstrução gostaria de saber se aqueles saches da Niely são bons, tenho uns de queratina. . Será que dá pra ter resultado usando esses produtos? As pontas do meu cabelo estão arrasadas! Adorei suas explicações sobre a reconstrução, o melhor blogue que encontrei.. bjinhos
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena! Vc pode ter resultados sim com os produtos que vc já tem! O importante é tratar e não deixar o cabelo sem cuidados. Quando puder adquirir outros produtos, dê preferência aos profissionais, pois eles tem maior concentração de ativos, portanto o resultado é mais rápido.
      Caso não possa ter este gasto, vc pode incrementar suas máscaras com os óleos que vc já possui para nutrição, com o bepantol solução para hidratação e queratina (pode ser da Niely ou skafe que são bem em conta e dão ótimos resultados) para reconstrução.
      Boa sorte e vai me contando como seu cabelo está reagindo!!!
      Beijo grande

      Excluir
  34. Muuuito obrigada Paula! Pode deixar que conto os resultados sim. E quanto aos produtos vou comprando aos poucos até ter tudo que preciso..
    Valeu pela atenção!
    Beijos, t mais.

    ResponderExcluir
  35. Adorei muito tuuuuuuuudo, agora mãos a obra ! Hehehe *-*

    ResponderExcluir
  36. Ola.tenho cabelos cacheados gostaria de dicas de produtos para poder comprar pra fazer meu cronograma agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, posso até indicar alguns produtos para que vc faça seu cronograma, porém não posso garantir que eles façam nos teus fios o que vc espera, digo isso porque cabelo é diferente do outro e ao te dar indicações, darei sobre aquilo que eu já testei. E como sempre falo no blog, cada cabelo uma sentença, o que o meu pode gostar, o seu pode não se dar... tudo é uma questão de você saber a necessidade real dele.

      Mas vão as indicações de produtos BBB que eu gosto:
      Hidratação: máscara Head and Shoulders ou Hydration da Wella Pro series
      Nutrição: máscara Tutano e Ceramidas da Bio Extratus
      Reconstrução: máscara Reconstrução da Acquaflora

      Espero ter ajudado! Beijo grande

      Excluir
  37. Eiii Paula adorei o cronograma em quadrinhos!!! To tentando montar um pra mim!! Sucesso adorei o blog !! Beijos

    www.templofemininno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Obrigado!!! Que bom que gostou! Sucesso para vcs tb!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  39. Oi, Paula!
    O post ficou uma graça, bem explicadinho. E parabéns por você ser tão educada e atenciosa com as pessoas que escrevem aqui.
    Eu estou com uma dúvida: eu tenho a máscara Liss ultime Polymer AR da Loreal(que é uma máscara maravilhosa). Fiquei com dúvida se é nutrição ou hidratação. Já li em alguns lugares que é hidratação ,então estou em dúvida. Ela deixa o cabelo bem brilhante e o frizz diminui muito.Então,qual sua opinião? Agradeceria muito.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, fico feliz que tenha gostado! Obrigado pelos elogios! Respondendo a sua dúvida: a máscara Liss Ultime, pelos seus componentes se encaixa mesmo em hidratação, ela confunde, por seu efeito que dá peso aos fios, se tratar de uma nutrição, mas é por causa que ela forma uma espécie de filme em torno dos fios. Mas ela é uma hidratação mesmo. É uma máscara de ótima qualidade e caso você necessite de nutrição, pode usá-la incrementando com óleos vegetais. Como o de oliva, coco ou manteigas, caso você possua.

      Beijo grande e ótima semana!

      Excluir
  40. Gostaria de uma sugestão para dar peso ao cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, para dar peso ao cabelo (temporariamente), invista em nutrição e reconstrução.
      O primeiro vai acabando com o aspecto esvoaçante, procure máscaras ricas em óleos e ceramidas e o segundo vai reforçar a fibra, procure máscaras com proteínas, aminoácidos.
      Com o tempo o cabelo vai ficando nutrido e com suas fibras mais 'inteiras' e o peso vem naturalmente.
      Beijo grande

      Excluir
  41. Estou usando banho de creme da Bioextratus de Tutano,Ceramidas e Manteiga de Karité. Mascara recontrutora Acquaflora e hidratação intensiva Acquaflora , vc me sugere acrescentar algum composto antes aplicar para o resultado ser mais eficaz?

    Estou seguindo o cronograma Capilar sugerido por vc e já vejo resultados obrigado pelas dicas deixadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Tem alguns i'ingredientes' que você pode sim acrescentar às máscaras que vc já possui:
      Na da Bio Extratus você pode acrescentar algum óleo vegetal como o de oliva, coco, argan que vpcê já possua.
      Na reconstrutora, se você possuir, pode acrescentar queratina líquida ou um tantinho daquela carga de queratina da Keramax. Mas só recomendo isso, se os fios estiverem muito danificados, se não estiverem, não há necessidade.
      E na de hidratação, você pode colocar aquele bepantol líquido. Uma tampinha basta.
      Você vai dar um up nas máscaras!
      Depois me conta tá!
      Beijo grande

      Excluir
    2. PS: Desculpe alguns erros de digitação, kkkkkkkkkkkkk, celular é fogo!!!

      Excluir
  42. Eu adoreiii esse post, também testei esse cronograma mais com produtos populares e escrevi no meu blog minha experiencia, quem quiser é só dar uma conferida!!
    http://eunennyrocha.blogspot.com.br/2014/07/marca-popular-dar-certo-cronograma.html

    ResponderExcluir
  43. Oi boa noite, adorei a sua explicação do cronograma capilar.. tudo mt didático.. Porém, eu fiquei com uma dúvida.. por qto tempo eu devo fazer o cronograma?? Aguardo a resposta, Parabéns, pelo seu trabalho!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, obrigado pelos elogios! O cronograma deve ser feito até que você sinta seu cabelo saudável novamente, não há a necessidade dele ser feito a vida toda, o cronograma é indicado quando o cabelo está judiado por químicas, ou colorações e descolorações, danos tb de secador e chapinha e por aí vai. Mas chega uma hora que o cabelo já se encontra forte novamente e aí você pode dar um tempo. Mas como mulher é um bicho esquisito (falo por mim mesma) logo a gente quer mudar algo e aí dá-lhe cronograma de novo na cabeleira!

      Kkkkkkkkkkkkkk, a gente nunca pára com os cabelos né!
      Beijo grande

      Excluir
  44. Adorei o post ficou bem explicado mesmo. Coloquei seu link no meu blog espero que não se importe. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que você tenha colocado um link do meu cantinho no seu! Obrigado Larissa!
      Me passa o link do seu blog para que eu possa ir lá conhecer também!

      Beijo grande

      Excluir
  45. Oi Paula, obrigada por este post! Comecei a fazer o cronograma hoje e ainda estava meio perdida kkkkkkk Beijos, tudo de bom pra você, parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jéssica! Fico contente em saber que o post e o blog está sendo útil! Boa sorte com seu cronograma e vai me contando como seu cabelo está reagindo. Beijo grande

      Excluir
  46. Olá Paula, primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo blog, pois contém dicas valiosíssimas para quem quer entender um pouco mais sobre tratamento capilar. Além do mais, dá pra perceber que você entende do que fala. Com relação ao cronograma capilar, tenho algumas máscaras de tratamento em casa e gostaria que você me indicasse qual delas devo utilizar em cada uma das fases do cronograma. São elas: Lumino Contrast Nutriceride da Loreal (mascara de brilho para cabelos com mechas); Absolut Repair Cortex Lipidium da Loreal (Tratamento profundo reconstrutor) e Kerium Doux Extreme da La Roche (Máscara hidratante reparadora).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jojo, respondendo sua dúvida:

      Lumino Contrast - hidratação
      Absolut Repair Cortex Lipidium - Reconstrução / Nutrição
      Kerium Doux Extreme - Nutrição

      Com esses 3 excelentes produtos você tem tratamentos para todas as etapas do cronograma. Só a Absolut Repair que, para alguns cabelos, pode ser reconstrução e para outros nutrição, aí você tem de observar como seu cabelo reage a esse produto. No meu cabelo ela é reconstrução.

      Espero ter ajudado. Beijo grande

      Excluir
  47. Olá Paula! Mais uma vez gostaria de esclarecer dúvidas a respeito dos produtos utilizados no cronograma capilar. Tenho os seguintes produtos:
    Máscara da natura plant hidratação reparadora com sérum concentrado de quinoa;
    Máscara ultra-hidratante nativa Spa de O Boticário com óleos de argan. abacate, oliva e monoi;
    Máscara forma da Acquaflora com concentrado de fosfolipídeos
    Máscara Reparação Total da Loreal Elseve com Lak 1000 + ceramidas
    Pelos componentes de cada uma delas vc saberia me dizer em qual etapa elas se encaixam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jojo! Bom ver vc de novo por aqui!
      A máscara da Natura, apesar de levar reparadora no título, é hidratação mesmo. A do Botica tende a ser nutritiva, a da Acquaflora tb nutritiva e a da Loreal se encaixa na reconstrução / reparação, pois sei que nesta contém queratina e ácido lático tb além das ceramidas.

      Espero ter ajudado! Beijo grande

      Excluir
  48. E eu sou totalmente nova nesse assunto. Mas agora entendi o tal cronograma e tentarei aplicar. Valeu pelo trabalho! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Patricia! E caso precise de qualquer ajudinha, pode chamar!
      Beijo grande

      Excluir
  49. Oi Paulinha! Tenho duas grandes dúvidas cujo mesmo depois de entrar em vários sites e blogs, não consigo tirá-las: Qual das 3 etapas é a mais recomendada para cabelos porosos? E em uma lavagem, posso misturar um pouquinho de cada máscara das diferentes etapas pra resolver um pouco de cada problema logo?? Bjos, linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Respondendo as suas dúvidas: A etapa mais recomendada para cabelos porosos é a nutrição, especialmente se a máscara que você utilizar for rica em ceramidas e/ou colágeno, esses ativos 'grudam' nas cutículas dos fios, fazendo um papel parecido com o do cimento entre os tijolos.
      Em relação a misturar diferentes máscaras, você até pode fazer isso, mas aí você corre o risco de nenhuma fazer o efeito completamente, entende?
      Então, recomendo que você tenha paciência e dê atenção maior aquela necessidade que seu cabelo demanda no momento, mas sem deixar de lado as outras por completo.
      Eu faço isso com o meu cabelo e tem dado muito certo. Veja bem, meu cabelo está poroso e fraquinho, por conta das descolorações, então invisto mais nas nutrições e reconstruções como forma de doar rapidamente o que ele precisa já, mas não deixo de fazer uma ou duas hidratações durante a semana, para doar também a água que ele tb precisa e sem ela os outros dois passos ficariam incompletos.
      E conforme o cabelo vai ganhando corpo e ficando com as escamas mais integras, eu vou espaçando as nutrições e reconstruções para fazer um cronograma mais adequado a cada estado de 'saúde' dos fios.
      Olha, é um processo que requer paciência e disciplina, mas é tão recompensador você ver o cabelo retomar o brilho, a força e a maciez que vale muito a pena!
      Beijo enorme e um 2016 cheio de cabelos lindos para vc!!!

      Excluir
  50. Ola faço o cronograma capilar a 1 mes, e chegou a hora de colorir meus cabelos( fios brancos afff ninguem merece), gostaria que me desse uma dica, é melhor usar a tintura depois da hidrataçao, nutriçao ou reconstruçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu costumo fazer a tintura ou descoloração após uma reconstrução. E logo após eu faço uma hidratação bem potente. Aí recomeço o cronograma de acordo com as necessidades dos fios.
      Beijo grande

      Excluir
  51. Quanto tempo devo ficar com cada

    produto na cabeça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, cada produto tem uma recomendação feita pelo fabricante, vc deve ler as instruções e modo de uso que se encontram no próprio frasco de cada máscara. Geralmente é entre 5 e 10 minutos. Beijo grande

      Excluir
  52. Oii Paula , fiquei sinceramente impressionada com tanta dedicação em suas dicas ! Bom, meu cabelo está quase com perda total ... Sou loira e no momento ele está igual gema de ovo e tão elástico quanto o da Barbie kkk(se não estiver pior ) pra completar ele já não cresce a anos ! Ele está tão destruído mais tão destruído q já pensei em ate me desfazer do loiro de quase 10 anos
    (morro só de me imaginar ) eu sinceramente não entendi muito bem ... Poderia me explicar por favor ���� você tem zap ? Ou Facebook aí te mandaria fotos e poderia avaliar a juba aquii kkk bjinhos de Luz !

    ResponderExcluir
  53. Oiiiii flor ! Primeiro gostaria de lhe parabenizar , estou encantada sinceramente..
    Bom , meu cabelo tá um caos 😖
    Sou loira a mais de 10 anos e meu cabelo não cresce nem com simpatia kkkk
    E ainda pra piorar ta elástico q nem o da Barbie ... Ta tão maltrado tadinho , além da cor de ovo , ta definitivamente destruído!! Eu não entendi bem por onde eu começo ... Vc tem watssap ou Facebook para mim poder te enviar fotos ? Eu agradeceriam muiiiiiiiiiiiiiiiiito
    Bjos de luz !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Obrigado pelos elogios!
      Vamos do começo... Seu cabelo é descolorido e está super frágil.
      Eu já passei por isso e cabelo assim precisa de RECONSTRUÇÃO (máscaras a base de queratina, aminoácidos e proteínas), mas ele tb precisa de óleos (mascaras nutritivas) e água (máscaras hidratantes), ou seja, precisa de tudo!
      Porém, como a fragilidade é algo prioritário, vc deve fazer, por exemplo, duas vezes na semana reconstrução intercalando com uma nutrição e uma hidratação. Isso porque cada etapa complementa a outra.
      No início, vc deve fazer um tratamento cada vez que lavar os fios. Lavou, dá-lhe máscara nele!
      Demora um pouco, mas em mais ou menos um mês, vc já vê resultados bem satisfatórios.
      E sei que parece confuso, mas logo vc se acostuma a perceber o que seu cabelo precisa e aí vc tira de letra!
      Beijo grande e muito boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado por visitar o Loucas por Cabelos.
É muito importante saber o que você achou, sua opinião e ler seus comentários aqui no LpC.
Responderei com carinho, mas lembre-se que educação e respeito é fundamental. Comentários anônimos não serão aceitos,

Postagens mais visitadas