Invasão dos cabelos de fogo

O post de hoje é diferente dos que eu costumo fazer, não é sobre produtos, mas sim de um acontecimento que venho vendo já há algum tempo.
Está havendo um boom de cabelos ruivos pipocando em tudo quanto é propaganda, filmes, novelas, revistas. 
E confesso que estou adorando, pois esta cor de cabelos sempre me fascinou, mas devo admitir que um ruivo lindo e 'natural' é algo muito difícil de se alcançar.
Imagem retirada do Google

A cor deste tipo de cabelo é algo fantástico. Os 'cabelos de fogo' nunca fizeram tanto sucesso, pelo menos, não que eu me lembre, desde a época da Jéssica Rabbit.


Aqui no Brasil, o sucesso se deve principalmente por uma ruiva que aparece na telas da rede Globo, a linda Marina Ruy Barbosa. Acredito que ela e seus lindos cabelos foram responsáveis por fazer chamar a atenção para esta linda cor de cabelo em terras brasileiras.
Marina Ruy Barbosa, natural ou não, seus cabelos são lindos de doer
Embora uma outra ruiva de muito sucesso e que eu, particularmente, admiro muito, a Julia Petit, também ostente cabelos cor de fogo de fazer inveja. Sabemos que a ruiva Petit não é uma ruiva natural, ela mesmo contou isso em seu blog Petiscos, que eu acompanho e adoro. Sua linda cabeleira e seu jeito único são o máximo!
Julia Petit, diva ruiva na Internet
Alguns fatos e curiosidades dos cabelos de fogo:

Lembra a protagonista de 'Valente' da Disney, não?!
A tonalidade dos fios é definida pela quantidade de eumelanina, substância que faz parte da melanina e é responsável ainda pela pigmentação dos olhos e pele. Quanto maior a concentração, mais escuro será o cabelo, sempre com tons acastanhados a negros; sendo que o que define essa taxa é o código genético da pessoa. Os fios castanhos, por exemplo, possuem 1,1% de eumelanina. Já os cabelos mais claros, como o ruivo e o louro, têm 0,3% e 0,06%, respectivamente. Essa porcentagem vai diminuindo até chegar ao albino, que não possui pigmento.

Cerca de 1-2% das pessoas, ou cerca de 2 em cada 100 pessoas no mundo, tem o cabelo ruivo em suas diversas intensidades da tonalidade.

 O cabelo 'de fogo' é uma característica recessiva, o que significa que uma criança para ser ruiva deve herdar um gene responsável pelos cabelos vermelhos de cada um dos pais (que não precisam ser ruivos para ter o gene do cabelo ruivo). Características recessivas muitas vezes vêm em pares, dessa forma ruivos que sejam também canhotos são mais comuns do que em outras cores de cabelo.

Há uma especulação corrente de que os ruivos seriam extintos em 100 anos. No entanto, um artigo da National Geographic afirma que, o número de ruivos pode até reduzir, mas, salvo uma catástrofe, o gene do cabelo ruivo não irá se extinguir.

Esse post trata dos cabelos ruivos que se aproximam dos nascidos ruivos, que é uma tonalidade de cabelo tão difícil de se encontrar e ao mesmo tempo difícil de se alcançar artificialmente falando.

Kirsten Dunst e a cor que eu acho que mais combina com ela
Pois cada cabelo tem uma quantidade de pigmentos X ou Y e cada cabelo reage de uma forma singular às tinturas e tonalizantes com reflexos acobreados / avermelhados utilizados para alcançar o ruivo.
Lógico que temos N tons de ruivos, dos mais laranjinhas (que são os que tentam imitar o ruivo natural) aos mais vermelhos que chegam nos cereja e bordô.
Além da reação de cada cabelo aos pigmentos das tinturas utilizadas para chegar ao tom desejado, devemos levar também em consideração a cor da pele da pessoa. Tendo em vista que os ruivos naturais, os mais laranjinhas, ficam especialmente harmoniosos em pessoas de pele bem clara. Mas nada que uma harmonização de tom de base de cor e tom de reflexos não resolva.

Para ter o ruivo dos sonhos, o trabalho é mais árduo para alcançar e depois uma guerra para manter. Digo isso pois a tonalidade ruiva, seja ela qual for, desbota muito facilmente. Digo isso em fios tingidos, pois o ruivo de cabelo natural é extremamente difícil de sair, caso a dona ou dono de cabelos ruivos naturais queira se tornar um (a) loiro belga. Se quiser escurecer é um tanto mais fácil, porém os reflexos de fogo sempre aparecerão, mesmo quando um castanho for colocado em cima de uma cabeleira ruiva. Contraditório, não é?!?!

Juliane Moore e o cabelo ruivo que eu mais acho lindo no mundo!
Eu me rendi à essa cor deliciosa e justamente no dia que eu me arrisquei a ficar com os cabelos de fogo, logo após colocar as tinturas (sim, eu fiz uma mistura) vejo no Instagram a linda Claudinha Stocco também fazendo uma mega mudança nos seus fios castanhos reluzentes. 

Nas minhas pesquisas, antes de me render ao ruivo laranjinha, notei que as tinturas da Keune são as melhores em termos de cor e duração. Maaaaaasssss, como nem tudo são flores, eu não encontrei a bendita e me joguei numa coloração que eu conheço bem, confio na qualidade e gosto demais, a Color Perfect da Wella.
Utilizei uma mistura de 50% da cor 8.4 + 50% 8.3 com ox de 20 volumes.

O tom que eu alcancei, puxa para o laranjinha, mas como minha cor estava para um loiro escuro, o tom ficou mais fechado e que para a minha cor de pele foi perfeito. Gostei tanto que acho que vou manter essa proporção de mistura por um bom tempo.

O bacana é que, no sol meu cabelo fica ultra laranjinha e na luz artificial branca puxa para um chocolate bem claro com os tais reflexos laranja bem visíveis e na luz artificial mais amarela meu cabelo fica mais avermelhado. 
Em cada iluminação o cabelo adquire um tom diferente e é justamente isso o que me fascina nos cabelos de fogo.
Assim que der posto uma foto da cor dos meus cabelos para vocês verem.

Para manter a cor no intervalo entre uma coloração e outra, vou me jogar nos tonalizantes do tipo Keraton, aquele que misturamos no creme de hidratação e que as loiras amam a tonalidade Prata para desamarelar. No meu caso, devo apostar nos tons de cobre, para amenizar o desbotamento que se sente desde a primeira vez em que se lava os fios após tingir.

E vocês, estão sentindo a invasão ruiva? Ou foi só a louca aqui que viu isso, porque sempre foi fascinada pelos cabelos de fogo?

Beijo grande a todos! 

Comentários

  1. Olá adorei seu blog, também estou começando um e to amando a interação com as redes sociais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Caroline! Muito bacana você também estar começando um espaço seu. Depois manda o link que eu vou lá te visitar também!
      Beijo grande

      Excluir

Postar um comentário

Muito obrigado por visitar o Loucas por Cabelos.
É muito importante saber o que você achou, sua opinião e ler seus comentários aqui no LpC.
Responderei com carinho, mas lembre-se que educação e respeito é fundamental. Comentários anônimos não serão aceitos,

Postagens mais visitadas