Reparação e Reconstrução
Oi gente, vejo que muitas pessoas se embananam quando o assunto é reparação ou reconstrução.
Afinal, não é a mesma coisa?
A resposta é: NÃO!
Hoje eu vim explicar, de forma simples, qual a diferença entre os dois tratamentos.
A reparação é um tratamento que visa, como já diz o próprio nome, reparar as cutículas dos fios, ou seja, ela age de forma mais superficial.
A reconstrução, feita com aminoácidos, proteínas e etc. de baixo peso molecular, consegue penetrar nos fios de tal forma que pode chegar até ao córtex, fazendo um tratamento mais profundo e reconstruindo os fios, corrigindo fissuras, 'reconstruindo' realmente os fios.
Então, aparece a dúvida: Quais os elementos que reparam e quais os que reconstroem?
Reparação: óleos, manteigas, ceramidas e outras proteínas que geralmente doam muita maciez aos fios - geralmente são ativos que comumente encontramos na fase Nutrição do Cronograma, mas eles não vem sozinhos, eles também estarão acompanhados de alguns elementos reconstrutores, como a queratina.
Mas a queratina não é altamente reconstrutora?
Sim, porém, a queratina sozinha, tem um peso molecular alto, suas partículas são, digamos assim, muito grandes para penetrar profundamente nos fios. Ficando ligada as partes mais superficiais dos cabelos, fazendo então o papel de reparação.
Reconstrução: é grande o leque de opções (aqui vou roubar o trecho de um post da Carol do Química dos Cabelos)
Temos os aminoácidos, peptídeos e proteínas, entre os aminoácidos encontramos:
Alanina. Arginina, Asparagina, Aspartato, Cisteína, Glicina, Glutamato, Glutamina, Prolina, Serina, Tirosina, Fenilalanina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Triptofano e Valina.
Pô Paula, aí vc complicou tudo...
Hahahah, o legal disso tudo é que não tem esse tantão de aminoácidos assim num cosmético capilar, os fabricantes escolhem 1 ou 2 ou 3 desses e combinam com uma ou mais proteínas também de baixo peso molecular, combinam também com ceramidas, que tem uma afinidade enorme com as próprias proteínas dos fios e voilá, temos uma potente máscara reconstrutora. Essa mesma máscara ainda pode conter ativos nutritivos e hidratantes.
As máscaras que contém um blend assim, tão poderoso, geralmente costumam ser importadas e voltadas para profissionais, mas isso não quer dizer que as nossas nacionais fiquem atrás, são normalmente cosméticos feitos também para profissionais que possuem um blend de ativos de atuação significativa.
Os cosméticos comerciais, aqueles que encontramos em farmácias, também contém um mix de ativos que irão reparar ou reconstruir os fios, porém eles vêm com uma concentração menor de ativos, o efeito vai aparecendo de forma gradual.
Afinal, se vendessem em farmácias e supermercados cosméticos tão poderosos, porque iríamos nos salões fazer serviços com os cabeleireiros? Iria dar uma boa baixa no volume de serviços dos profissionais, vocês não acham?
Resumindo: reparação vai atuar nas camadas mais externas dos fios, onde os danos são de baixo e médio grau de severidade e reconstrução vai atuar mais no centro dos fios, onde os danos são de médios a severos.
Recomendo à vocês a leitura desses posts completos dessas queridas que citei acima, assim vocês se inteiram também do que eu estou falando aqui.
Bjs a todos e um ótimo feriado e fim de semana!
Ana, arrasou, explicou de forma eficaz e com entendimento o que significa, bom pra gente mandar mesmo esse post no grupo quando as meninas tiverem duvidas!
ResponderExcluirMuito bom!
Obrigada pela indicação!
Beijos
Bom feriado!
Lu
Que bom que gostou Lucy!!! Bjs e ótimo fim de semana para vc e sua família!
ResponderExcluirOi Paula, obrigada pela indicação, fico feliz que vc tenha gostado do meu post! Eu adorei o seu, ficou muito bom e de fácil compreensão, muitas pessoas não sabem a diferença entre reconstrução e reparação! Beijos!
ResponderExcluirhttp://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/
Oi Carol, que bom q gostou! Adoro seu blog moça, foi por causa dele q adquiri a máscara da Natura, de Castanha... adorei ver vc por aqui!!! Seja muito bem-vinda! Bjs
ExcluirFlor,
ResponderExcluirSeu espaço é uma graça.
Gostei do artigo, salvarei o link para enviar à leitoras que pergutarem a respeito (esta dúvida é bem constante).
Você explicou a diferença de forma simples e clara, parabéns.
Fico feliz que tenha gostado do post "Os Benefícios de ter Cabelos Finos e Ralos" no CabelosLoiros.com.br
Pode citar à vontade.
Beijos Mil
http://acorda-bonita.blogspot.com.br/
http://www.cabelosloiros.com.br/
Obrigado Karina, que bom que gostou!!! Logo logo estarei republicando sua resenha aqui tb!!!
ExcluirBjs
A reconstrucao posso fazer 01 ou 2 vezes e a reparacao posso fazer toda semana ou 1 so vez tambem?
ResponderExcluirOi Hellen! Ambos os tratamentos devem ser feitos apenas 1 ou 2 vezes por semana, mas tudo vai depender da necessidade dos seus cabelos. Se eles estiverem muito fragilizados pode fazer 2 vezes por semana, mas sem deixar de lado as hidratações e nutrições, tá! Assim vc não corre o risco de ter os fios endurecidos pelo excesso de queratina.
ExcluirBeijo grande